11 de nov de 2013

Você tem fé em sua inteligência ou crê ter razão em sua fé?



Nas palavras do Papa João Paulo II, em uma de suas encíclicas, “a fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”.


Ele afirmava, assim, a necessidade de ambas as possibilidades humanas, pois sem a fé não se vai além do que a inteligência conhece, ao passo que sem a razão não se compreende aquilo a que a fé aponta.

(Verdade que na encíclica ele afirma o primado da fé; afinal, tratou-se de um Papa, mas esta é afirmação que podemos discutir...)

No alfabeto simbólico da Astrologia Arquetípica, Netuno é o símbolo astrológico mais diretamente associável a fé, enquanto Saturno é associável a ceticismo.

Pausa para conhecer a origem da palavra “cético”, tão mal entendida porque só suposta como “obstinado na dúvida”: o termo vem da raiz grega skeptikós, “que observa, que reflete”, do verbo sképtomai, “olhar atentamente, observar, refletir”.

Isto: é Saturno, e por esta razão seu símbolo astrológico está diretamente associado à capacidade humana de minuciosa reflexão sobre um tema, seja qual for.

Netuno, todavia, ao sinalizar a capacidade humana de crer naquilo que não está dado à observação, é o exato oposto da atitude saturnina de avaliação criteriosa.

O que esperar de alguma combinação entre os dois, quando em uma Carta natal astrológica ambos os planetas compõem algum Aspecto importante entre si?

Mais do que em outros casos, a necessidade de lidar com o balanceamento entre estas duas características humanas: fé e razão, tão mais a pessoa avança em anos, já que tais questões são mais próprias da maturidade.

Se Saturno e Netuno estão em quadratura ou oposição, o embate interno costuma ser agudizado, levando a pessoa a oscilar intensamente entre crer e descrer, seja em questões complexas de fé religiosa, seja em assuntos mais mundanos, relacionados a afetos e relações humanas mais delicadas.

Se Saturno e Netuno estão em trígono ou sextil, a evolução interna desta temática costuma ser mais harmoniosa, com sucessivas, mas graduais, superações das aparentes contradições insolúveis entre fé e razão.

Se Saturno e Netuno estão em conjunção, costuma ser inexorável o embate interno entre estas duas dimensões humanas, dando base a que, caso haja oportunidade de contato com a produção de distintas linhas de pensamento científico e religioso, possa emergir uma postura verdadeiramente filosófica sobre o assunto, já que a “pressão” de Netuno (fé) sobre Saturno (razão), e vice-versa, é exercida no ponto máximo possível, podendo levar a uma amálgama de qualidade, embora talvez incomum no meio em que ela vive.

Translate