21 de nov de 2013

Mente, alma, espírito e Astrologia Arquetípica



Perguntaram-me um dia: “é possível identificar na Carta natal astrológica natal os assuntos mais importantes para a alma da pessoa?”.






Esta é questão muito além de desafiadora, pois para começar é necessário entender do que exatamente se fala, ao mencionar “alma”.


Eu cheguei a discutir um pouco sobre Astrologia, mente, alma e espírito em meu livro Astrologia Arquetípica, autoconhecimento e espiritualidade, mas nada impede que avancemos um pouco por aqui.


Em termos gerais, pode-se dizer que tudo na Carta natal astrológica se refere à alma da pessoa, alma esta que se expressa nas mais determinantes formas de ser, pensar e sentir da pessoa, em suas sucessivas fases de amadurecimento.


Como dizia S. Agostinho sobre a alma, “ela traz todo o conhecimento, e, quando vai aprendendo com a idade, nada mais faz que recordar”.


Nesta forma de ver a questão, uma específica alma não encarnaria em uma vida taurina se sua característica central fosse a de vir a ser aquariana, apenas para dar um exemplo entre os inumeráveis possíveis, pois o arranjo simbólico da Carta natal astrológica é consoante às características da alma que na pessoa se encarnou, englobando a distribuição de Planetas por 
Signos e Casas astrológicas, os Aspectos que eles fazem entre si e as Casas astrológicas da Carta, tal como estão registradas.


Todavia, fechando um pouco o foco, pode ser que a questão apresentada dissesse respeito às questões mais desafiadoras (e fecundas) da pessoa e, por isso, apenas como forma de dizer, “interessam à sua alma”.


Então o olhar toma outro rumo.


Ao analisar uma Carta natal astrológica sob este ângulo, as questões relativas ao Sol e à Lua, ao regente do Signo Ascendente (Casa I) e ao regente do Signo onde está o Meio do Céu (Casa X) são fundamentais para compreender o plano geral de expressão da alma que encarnou na pessoa.


Ao mesmo tempo, as questões relativas aos complexos simbólicos associados à Casa VIII e XII, assim como aos Planetas transpessoais, Urano, Netuno e Plutão, sinalizam as vias de acesso aos estratos mais profundos, praticamente da alma mesma, na pessoa.


Os demais dados astrológicos da Carta oferecerão informações acessórias e, entre elas, o trânsito de Saturno pelas distintas Casas astrológicas e diferentes Aspectos que irá fazendo a cada instante com outros Planetas: por onde Saturno estiver transitando, certamente ali estarão simbolicamente demonstradas as essenciais tarefas de desenvolvimento da alma naquele momento.


Por isso, também, as Tradições apelidaram Saturno de “O Senhor do Carma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate