19 de out de 2013

Horário de verão: um dado a ser sempre considerado

Entramos agora no Horário de verão.
E o que isto tem a ver com Astrologia Arquetípica?


Muita gente não sabe, mas se utiliza o horário de verão no Brasil desde 1931 e o mesmo ocorre em países de todos os cinco continentes. O horário real de nascimento de uma pessoa é dado fundamental ao cálculo preciso de sua Carta natal astrológica.

O horário real (isto é, o horário oficial, descontada a eventual diferença artificial provocada pelo horário de verão e relacionado ao fuso horário de Greenwich, na Inglaterra) é o fator que embasa o cálculo trigonométrico das Casas astrológicas e, portanto, do Ascendente da pessoa.

Como a cada duas horas se altera o Ascendente calculado para um certo lugar (que é determinado segundo a variação de longitude em relação a Greenwich), a hora de diferença artificialmente causada pela vigência do horário de verão é suficiente para deslocar o Ascendente em meio Signo e, portanto, ser elaborada uma Carta natal astrológica que não diz respeito à pessoa.

Por hábito os astrólogos levam em consideração a possível vigência de horário de verão quando do nascimento de alguém no Brasil entre outubro/novembro e fevereiro/março de um ano, bastando para isso conferir as tabelas existentes. Quando se trata de alguém nascido em outro país, é necessário conferir as tabelas do país de nascimento.

Se for no Hemisfério norte, em geral o horário de verão ocorre entre março/abril e setembro/novembro.

Por esta razão, o consulente da interpretação astrológica não precisa se preocupar com fazer por si mesmo a correção; aliás, é indicado fornecer ao astrólogo o horário oficial que vigorava quando de seu nascimento, pois se o seu dia de aniversário estiver no intervalo habitual de horário de verão o profissional fará automaticamente a correção necessária, para obtenção do horário real e um cálculo preciso. E se o consulente tiver feito por si a correção, haverá dupla correção: a dele e a do astrólogo.

Aliás, este tipo de cuidado com detalhes é muito necessário também no caso de pessoas que nascem em datas situadas entre os dias 20 e 23 de um mês, pois de ano a ano varia o dia exato em que começa cada Signo, razão por que alguém a vida inteira se acreditou ser, por exemplo, aquariano, de repente um dia descobre que, em verdade, sempre fora pisciano...

Mas isto nada tem a ver com horário de verão e deixemos o assunto para outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate