24 de set de 2013

O que é mais importante: o que está fora ou dentro?

Você é introvertido ou extrovertido?


Esta questão, na Psicologia, não se refere a traços de temperamento mais retraído ou expansivo. Diz respeito ao movimento natural da energia psíquica a serviço da consciência, para dentro da própria pessoa (ambiente interno) ou para fora (ambiente externo).
Pessoas introvertidas têm tendência a perceber com mais clareza os dados de sua realidade interna – sentimentos, emoções, pensamentos e sensações corporais –, enquanto as extrovertidas detectam mais perfeitamente o que está à sua volta: outras pessoas, características ambientais, etc.
Qual é a importância disto?
É que, conforme o próprio tipo psicológico, a pessoa deve ser apoiada nas tarefas que a ajudem a exercitar as características do tipo oposto – prestando mais atenção ao de dentro, se for extrovertida, ou ao de fora, se for introvertida – como forma de aprimorar sua adequação ao que esteja realmente ocorrendo (dentro e fora) a cada instante da vida.
E o que uma Carta natal astrológica tem a ver com este assunto?
Toda Carta natal tem dois hemisférios, delimitados pelo eixo entre Casa I (Ascendente) e Casa VII (Descendente): o hemisfério diurno, ou superior, e o hemisfério noturno, ou inferior. Conforme a predominância de Planetas por hemisfério, mais certamente a pessoa será introvertida (noturno) ou extrovertida (diurno). Podendo passar a lidar melhor com esta sua característica central de personalidade, após ter entendido isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate